segunda-feira, 30 de junho de 2014

MENINA DE 14 ANOS CONSTRÓI PEQUENA CASA DE MADEIRA

Lar, doce lar!

Menina constrói uma pequena casa solar de 10.000 dólares como homenagem ao seu falecido pai.



Demorou um ano e meio de trabalho e 10.000 dólares americanos a Sicily Kolbeck, da Geórgia, para construir o bungalow de 12 m2, com um quarto, cozinha e quarto de banho.


Sicily perdeu o pai, Dane Kolbeck, num acidente de viação, um mês após o início da construção da casa.


Construir uma casa a partir do zero, mesmo uma pequena, não é para todos! Mas esta jovem de 14 anos provou que tem o que é preciso para ver o seu projecto de coração conseguido, contra todas as adversidades.

Sicily começou a trabalhar na sua pequena casa, carinhosamente apelidada de La Petite Maison, quando tinha 12 anos.

Na época, a menina estava à procura de uma ideia “fora da caixa” para um projecto da escola, quando tropeçou numa considerável comunidade online de construtores especializados em casas de tamanho reduzido.
Sicily não tinha experiência de construção a não ser a de ter mudado o formato de uma caixa de televisão grande para uma casa de brincar para si mesma mas, seu pai Dane, ofereceu-se para a ajudar.

A sua mãe, Suzannah Kolbeck, que também era sua professora e fundadora da sua escola, inscreveu-se como gerente de projecto da Sicily, mas a menina seria a principal arquitecta, construtora e angariadora de fundos do projecto.

Sicily deu asas ao projecto, lançando uma campanha online de angariação de fundos, em Janeiro de 2013. Em menos de um mês, a estudante atingiu – e posteriormente ultrapassou - a sua meta de 1.500 dólares.



"A minha decisão de construir uma pequena casa foi, por um lado, económica, por outro lado, o desejo de ser livre ", escreveu Sicily Kolbeck na descrição.

"Construir uma casa pequena pode dar-me estabilidade, possivelmente para o resto da minha vida, se eu construir bem a casa.”


"Construir uma casa dar-me-ia habilidades que importam realmente para a vida, como o uso de ferramentas para a construção. Construindo a casa, posso conhecer todo o trabalho que dá e toda a envolvência da construção e apreciar verdadeiramente o que vivo!"

Na mesma altura, Sicily lançou o blog “La Petite Maison” para mostrar actualizações sobre o seu progresso.

A menina de 12 anos e seu pai, um marinheiro e entusiasta de construções em madeira, puseram mãos ao trabalho, desenhando projectos para a futura habitação e erguendo uma casa para pássaros e modelos em escala para praticar.

Depois de algum trabalho difícil inicial, Dane Kolbeck teve que aprender a conter-se, permitindo que a sua filha o fizesse à sua maneira.

Por seu lado, a valente menina, rapidamente pegou no jargão da construção de seu pai e aprendeu a usar com segurança as suas poderosas ferramentas.


Infelizmente, a 16 de Fevereiro, tudo paralisou: o pai da Sicily foi morto num acidente de carro.

Dois meses depois, a mãe escreveu no blog da filha que a morte prematura do pai terá feito Sicily perder o interesse no projecto.


Mas sob a orientação do amigo de longa data de seu pai e construtor profissional, Luke Bair, Sicily, uma vez mais mergulhou no seu trabalho na pequena casa, que assumiu agora um significado mais profundo para esta menina de luto.


A família e os seus amigos renovaram planos e recomeçaram o trabalho que havia parado.



Sicily e sua mãe ficaram sensibilizadas com o apoio de seus entes queridos e vizinhos que paravam pela casa para dar uma mão, pela grandeza de tarefas que são necessárias para a construção de uma casa.

Mas a morte de Dane Kolbeck deixou uma marca profunda na Sicily: ela andava mal-humorada e distraída na escola e sem entusiasmo pela vida.

Para fugir de tudo isso, mãe e filha foram de viagem, cinco semanas, estando com amigos e desfrutando de passeios longos, as duas.

Quando voltaram para casa, a tempo do início de um novo semestre lectivo, Sicily decidiu terminar o que ela e seu pai tinham começado.


Apesar da sua tenra idade, Sicily demonstrou ser dedicada e determinada. Como uma profissional experiente, trabalhando muitas horas e ultrapassando desafios constantes, conseguiu concluir o projecto.



A jovem anunciou no seu blog, que a sua pequena casa de madeira, a sua obra-prima de um quarto, cozinha e wc, um armário e pequenos espaços de arrumação, foi finalmente concluída.

Do início ao fim do projecto, foi necessário a Sicily e aos seus muitos ajudantes, um ano e meio de trabalho e 10.000 dólares.





O encantador bungalow de madeira, por agora, está no quintal da residência dos Kolbeck.

No entanto, quando se mudarem, a pequena casa móvel pintada de azul viaja também!





Sicily já pensa no seu próximo projecto: reconstruir um velho Volkswagen Beetle! :)








Sem comentários: